Como melhorar a taxa de conversão do meu e-commerce?

Como melhorar a taxa de conversão do meu e-commerce?

Gerir um e-commerce é estar atento sempre aos números. E um deles faz toda a diferença no resultado do seu negócio: a taxa de conversão.

A taxa de conversão de um e-commerce é calculada com o número de visitantes de um determinado período dividido pelo número de vendas. A grosso modo, se o seu e-commerce recebeu 1000 visitas e vendeu 10 produtos, significa que a taxa de conversão foi de 1%.

Parece pouco, não? Mas é uma realidade do e-commerce nacional. Em um texto publicado em seu site, o E-commerce Brasil revelou que a taxa de conversão média no comércio eletrônico brasileiro é de 1,4%. Os dados foram levantados pela E-commerce Radar.

 

Mais conversão = Mais lucratividade
Os números podem variar de nicho para nicho. Mas é importante que o seu e-commerce esteja próximo da média geral. Mais importante ainda é buscar sempre estratégias para melhorar a conversão do seu negócio.

Isso porque, ao aumentar a sua taxa de conversão, você automaticamente aumenta o número de vendas. E o melhor: sem investir um real a mais por isso, só trabalhando a base de pessoas que já chega ao seu site. Mais conversão significa também mais lucratividade.

Por isso, seja obcecado em buscar estratégias para aumentar a taxa de conversão. Com as mesmas 1000 visitas que seu e-commerce recebe, se a taxa de conversão fica dentro da média nacional, você passa a fazer 14 vendas e não mais as 10 iniciais. Parece mágica, não é mesmo?

 

Separamos 5 fatores que fazem toda a diferença para melhorar a taxa de conversão e aumentar os seus resultados:

1) Frete competitivo
O preço do frete é um dos itens que mais impacta na decisão de compra dos visitantes. A sua busca deve ser constante para oferecer melhores preços, melhores condições, sobretudo para quem mora no Nordeste e Norte do País. Muitas vezes, o frete chega a ser mais caro que a própria mercadoria em si.

Uma boa dica para ser mais competitivo neste setor é trabalhar com hubs logísticos como Kangu, Melhor Envio e Frete Já. Trata-se de players que concentram centenas de e-commerces em sua carteira. Com isso, eles conseguem melhores condições junto aos Correios e transportadoras.

 

NÓS PODEMOS TE AJUDAR A BUSCAR O MELHOR PARCEIRO LOGÍSTICO

 

2) Preço competitivo
A internet é um imenso mar de comparações. A um clique, o seu futuro cliente consegue descobrir se o seu preço está melhor que o do concorrente. Ou vice-versa. Por isso, é importante fazer pesquisas diárias dos seus produtos na concorrência.

Caso não seja possível concorrer com preços, pode ser interessante oferecer brindes ou mesmo trabalhar com combos. Desta forma, você elimina a comparação de preços.

Entenda qual é a melhor estratégica para o seu e-commerce, mas lembre sempre que, no final das contas, o mais importante é ter um negócio saudável. Brigar somente por preço pode estrangular a sua margem e o lucro e, por tabela, comprometer o futuro da sua empresa.

 

3) Fotos, muitas fotos
Há uma máxima na internet de que o que se vende é foto, não produto. Fotos bem tiradas – e não necessariamente bem produzidas -, mostrando diferentes ângulos do produto, com fundo branco, certamente vão fazer toda a diferença na decisão de compra do visitante do seu site.

Fotos encantam, geram desejo, aumentam a percepção de valor e também quebram objeções. Ter boas fotos no e-commerce não é opção, é regra para quem deseja vender mais. Um bom conteúdo leva o visitante a se sentir mais seguro para passar o cartão de crédito no seu e-commerce.

 

4) Velocidade do site
Só tome cuidado para não exagerar na definição das fotos. Fotos de excelente resolução tendem a ser muito pesadas. Pode ser um desastre completo lotar seu e-commerce de fotos com megas e mais megas. Ao invés de ajudarem na conversão, podem fazer com que seu site demore demais a carregar. Quem aguenta navegar por um site lento, esperar as imagens abrirem?

De acordo com uma pesquisa do Google/SOASTA Research, 2017, o tempo de carregamento ideal para uma página é de até três segundos. Por isso, otimize as fotos, banners e fique atento também aos códigos. Eles costumam ser grandes vilões no carregamento. Outra dica é, semanalmente, observar o comportamento do seu e-commerce em páginas que medem a velocidade dos sites.

 

5) Pessoas confiam em pessoas
Avaliações de outros compradores são também um fator importante na decisão de compra, afinal, pessoas confiam em pessoas. Se um produto é bem avaliado, ele pode se tornar campeão de vendas do seu negócio.

Por isso, invista em fornecedores que ofereçam solução de review para o seu e-commerce. Avaliações deixam o seu visitante mais seguro para fechar uma compra. Opiniões de terceiros os encorajam a tomar decisões.

VOCÊ DESEJA MELHORAR A TAXA DE CONVERSÃO DO SEU E-COMMERCE?

Comments are closed.